sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Regule os faróis em casa e de graça antes de pegar a estrada


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Por WR PRESS Comunicação Estratégica

Com o início das férias escolares e a proximidade das festas de fim de ano, muitas famílias caem na estrada. Além dos cuidados que deve ter ao volante, e com a manutenção preventiva do automóvel, o motorista deve ter a garantia de que os faróis estão regulados e em perfeitas condições para iluminação da via. A orientação vem da Nino Faróis, empresa fabricante de produtos para iluminação automotiva para linhas leve, pesada e auxiliar. Lázaro Moraes, gerente de desenvolvimento da empresa, explica como regular os faróis em casa e, assim, garantir uma viagem tranquila e prazerosa.


1º passo: checar a regulagem

O facho de referência para a regulagem do farol é sempre o facho baixo e, portanto, deve iluminar para baixo. Faróis pouco desregulados somente podem ser notados quando é iluminada uma parede ou algo à frente. Para uma rápida verificação, o motorista pode colocar em prática um pequeno truque:

1. À noite, em uma pista plana, com o facho baixo aceso e não a lanterna (à noite, muitos acendem somente as luzes de posicionamento), repare no facho projetado em um veículo que está à frente.

2. O facho baixo define claramente uma linha horizontal do lado esquerdo e uma linha inclinada para cima do lado direito. Esta iluminação é projetada na parte de baixo e sem iluminação na parte de cima.

3. Tanto o farol do lado esquerdo como o farol do lado direito iluminam da mesma forma, ou seja, com inclinação para cima do lado direito da pista, onde ficam o acostamento e as placas.

4. Observe primeiro as linhas horizontais, sendo que ambas devem estar alinhadas. Uma mais alta que a outra indica que o farol está desregulado. O correto é que as duas linhas estejam projetadas levemente para baixo.

5. Quando o veículo da frente andar, note se a linha do facho se desloca para baixo. Se subir ou manter-se alinhado torna-se necessário regulá-lo.


2º passo: como regular

1. Com o carro parado em um local plano e com os pneus calibrados, faça uma marca na parede com as medidas dos centros dos faróis, esquerdo e direito, com a distância exata até o solo.

2. Recue o veículo para trás o máximo possível sem girar a direção. A distância mínima de recuo é de três metros, mas a ideal é de cinco metros.

3. Uma outra marca deve ser feita, descendo um centímetro da marca original para cada metro recuado.

4. Em duas folhas de papel sulfite, faça uma linha horizontal do centro para a esquerda e inclinada 15 graus para cima do centro para a direita.

5. Cole o papel de maneira que o vértice da linha desenhada fique sobre a segunda marca deslocada para baixo. Estas são as referências exatas para a regulagem do farol.

6. Acenda o facho baixo e localize os parafusos de regulagem.

7. Em cada farol existem sempre dois parafusos: um para a regulagem vertical e outro para a regulagem horizontal. Gire-os até que as linhas de projeção coincidam com as marcas.

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