terça-feira, 21 de julho de 2015

Brasileiro cria sistema eletrônico de comunicação entre motoristas para evitar acidentes



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Quantas vezes você já não passou por alguma estrada e recebeu um piscar de faróis do motorista que vinha em sentido contrário, fazendo gestos loucamente, sem entender nada do que ele realmente queria te dizer? E quantas vezes o sinal de internet estava tão ruim que você não conseguiu usar seus aplicativos de trânsito? E quantas vezes enviar uma mensagem por meio do aplicativo de trânsito se tornou mais um martírio do que solução – por causa da complicação até enviar a mensagem, ou digitar alguma outra mais específica?
Para ajudar nessas situações e diminuir acidentes causados por problemas no trânsito e nos veículos, o inventor Paulo Gannam desenvolveu o “Sistema de Cooperação no Trânsito. É um sistema eletrônico de comunicação instantânea que alerta, com frases pré-gravadas bem curtinhas, qualquer problema identificável num veículo.
A comunicação é feita pelos usuários de outro veículo que também disponha do aparelho. Alguns exemplos: luz de freio queimada, pneu murcho, luz de ré queimada, porta entreaberta, pessoa doente no carro, e assim por diante.
O dispositivo também facilita o rápido intercâmbio de informações entre motoristas, que poderão alertar uns aos outros sobre problemas identificados nas rodovias, como acidentes e animais à frente, incêndios, neblina, etc.
“Este sistema difere do que existe na Europa (disponível neste link: http://www.autoroutes.fr/fr/radios-fm-1077.htm)”, explica o inventor mineiro.
Segundo ele, no da Europa, todos os rádios de automóveis, AM ou FM, possuem um receptor especial embutido que interrompe a recepção normal (musica, noticiário...) e envia uma mensagem de alerta em áudio aos motoristas de uma pequena área, pré-definida no próprio transmissor. Assim, um policial, um fiscal de trânsito ou qualquer autoridade pode avisar os motoristas sobre eventos importantes. Terminada a mensagem, o rádio volta para a programação normal.

Gannam acrescenta: “Se aplicativos são uma geladeira cheia de produtos, o Sistema de Cooperação no Trânsito, também chamado pelo inventor de “Comunicador Gannam”,  é um desses produtos contidos na geladeira, só que bem mais gostoso, de alta qualidade”, compara.
O objetivo de Paulo é tornar sua invenção uma rede social das estradas, por meio de algo com hardware e software novos e combinados, e não apenas por meio de um aplicativo para celulares dotados de GPS (cujo manuseio é ilegal e pouco apropriado ao se dirigir), conforme vem sendo utilizado e que pode estar gerando acidentes e problemas de comunicações inapropriadas entre motoristas (ex: "blitz à frente, dê o fora"), caso do Waze – um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo.

Para o inventor, este sistema evitará acidentes importantes e ajudará a criar um clima amistoso e de cooperação no trânsito. Cada mensagem contará com uma numeração, identificada no painel do carro por meio de botões que, acionados, ativam a mensagem exata que se deseja enviar ao receptor, não tirando a atenção do motorista por ser de fácil e ágil manuseio.

“Mesmo levando em conta a existência de um grande número de amantes de aplicativos, para a finalidade específica de comunicação no trânsito, motorista precisa de praticidade e facilidade no acesso e envio das mensagens e esse aparelho vai atender a essa demanda, diferentemente de aplicativos usados separadamente, cada qual com sua função, dentro de outro aparelho cheio de funções, como o smartphone”, explica.
Outra vantagem do invento: possibilitará a troca de informações instantâneas entre polícia, corpo de bombeiros e demais instituições governamentais ligadas de algum modo ao trânsito, de maneira a facilitar, também, a troca de informações importantes entre cidadãos e instituições do governo acerca de acidentes, problemas climáticos e outras situações ligadas ao trânsito e aos veículos.
Aqui você encontra vídeo bem legal em que o inventor fala de seu produto:

Parceria  Paulo está em busca de parceiros. Com patente requerida em todo território brasileiro, o inventor busca negociá-la ou obter parceria entre empresas do setor automotivo, de tecnologia, telemetria e telecomunicações, para verificar viabilidades e lançar o produto no mercado.
Empresários interessados em conhecer melhor o produto e suas outras aplicações devem entrar em contato com
Tel.: (35) 8404 4124

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.